FILME DE PROTEÇÃO DE PINTURA (PPF): INSTALAÇÃO COM KITS DE PRÉ-CORTE VS. INSTALAÇÃO BRUTA OU CORTE MANUAL

Instalação de PPF Kits pré-cortados

FILME DE PROTEÇÃO DE PINTURA (PPF): INSTALAÇÃO COM KITS DE PRÉ-CORTE VS. INSTALAÇÃO BRUTA OU CORTE MANUAL

Uma das dúvidas mais comuns antes de instalar o Paint Protection Film (PPF) em nosso carro é decidir o método de instalação. Estou interessado em mais filmes pré-cortados ou filmes «brutos»? Aqui nós explicamos as diferenças.

Normalmente, os clientes não conhecem as alternativas sobre os diferentes tipos de filmes e técnicas de instalação. Por esse motivo, eles geralmente procuram apenas o melhor preço que podem obter ao comparar as ofertas existentes no mercado. Eles geralmente não levam em consideração a quantidade de detalhes técnicos que devem ser avaliados para escolher uma boa instalação de PPF, que nos acompanhará por muitos anos. Esses fatores influenciam diretamente a qualidade final do acabamento. E, em essência, são 2: O tipo de filme usado e a técnica usada.

Agora falaremos apenas sobre a escolha do método de instalação, com duas alternativas possíveis aqui: padrões de pré-corte (kits, kits de pré-corte ou pré-corte) ou instalação «grosseira» ou corte manual.

POR QUE A IDEIA PREPARO OS KITS PREPARADOS PARA A INSTALAÇÃO DO PPF?

A metodologia de instalação do corte bruto ou manual do PPF em um veículo nasceu mais por necessidade do que por preferência. Quando surgiu o conceito de PPF (Película de proteção de tinta), o uso de kits pré-cortados foi muito excepcional, portanto, o usual na indústria era fazer todo o trabalho manualmente. O conceito de corte manual de PPF em um veículo vem da indústria de tinturas de janelas, onde o corte manual é muito comum, mas o corte no vidro é completamente diferente do corte na pintura, o que é muito mais delicado.

Instalação de PPF Kits pré-cortados

COMPARATIVA PPF:  PPF COMPARATIVO: PRÉ-KITS vs INSTALAÇÃO BRUTA

A principal diferença entre os padrões de PPF pré-cortados e uma instalação bruta é que os primeiros são kits projetados por instaladores experientes que mapeiam todos os modelos de carros que entram no mercado. Posteriormente, o instalador, usando uma plotadora de precisão, corta os kits dos rolos de filme. Os kits são preparados a partir de software especializado que baixa modelos de um grande banco de dados, que apenas as melhores marcas como PremiumShield possuem. Esses modelos ou kits se ajustam milimetricamente às medições de cada painel, calculando inclusive as deformações, esticando o necessário no processo de instalação em determinadas áreas.

A instalação bruta é um trabalho feito com uma cobertura artesanal; portanto, será necessário levar em consideração a capacidade e a experiência do instalador que contratamos, devido ao alto risco de corte da tinta.

Agora, tentaremos comparar aspectos como proteção ou nível de cobertura, alinhamento e risco com cortes acidentais de tinta que cada tipo de instalação oferece.

Cobertura

A cobertura é semelhante nas duas opções de instalação. No final de uma instalação de PPF com os kits pré-cortados, podemos ver como os pequenos limites entre os painéis são levemente expostos em suas bordas; portanto, essas áreas podem ser danificadas em algum momento por alguma picada. O resultado mostra um limite fino, onde teremos uma cobertura de 99%, mas não total. Esse aspecto pode ser minimizado usando kits personalizados que cobrem as bordas de determinadas áreas, aumentando a cobertura. Eles são chamados de kits de embalagem, ou seja, kits que pegam as bordas e deixam o filme imperceptível para o proprietário. Você pode atingir 100% de cobertura envolvendo 100% das peças, mas nesse caso você teria que desmontar as peças do carro, o que adiciona mais custos de mão-de-obra e riscos decorrentes do ajuste da desmontagem da montagem.

A instalação de corte áspero ou manual pode parecer fornecer um «ajuste mais personalizado», mas os cantos também devem ser expostos, de modo que a cobertura é de 99%, assumindo uma vantagem sobre os kits padrão, mas não contra kits de embrulho Portanto, em termos de cobertura, estamos falando de benefícios semelhantes.

Nesta seção, também podemos apontar que há um caso excepcional de que, por formas incomuns, não é aconselhável projetar um modelo e, nesse caso, seria necessário optar pela instalação grosseira desse painel.

Alinhamento

Os kits de pré-corte da plotadora têm as linhas cortadas perfeitamente para que, uma vez instalado, pareça «fabricado em fábrica». Pense nos círculos ao redor de um emblema ou nos círculos do sensor de estacionamento. Um plotter os corta perfeitos. Nesse aspecto, o kit pré-cortado tem uma pequena vantagem.

Na instalação áspera, as linhas de aresta expostas são cortadas manualmente. Nesse caso, dependemos do pulso e da experiência do instalador. Mesmo o melhor pulso não é capaz de corresponder às linhas criadas por uma máquina. O melhor exemplo são os círculos cortados à mão (emblemas e sensores).

CORTE ACIDENTAL NA PINTURA

Uma das preocupações mais frequentes dos proprietários é o risco ou a possibilidade de cortar acidentalmente a tinta.

Os instaladores que não usam kits pré-cortados lhe dirão que nunca cortam a tinta, mas o bom senso tende a dizer o contrário. Ninguém é forte o suficiente para fazer esse trabalho, garantindo 100% de perfeição. Mantenha a concentração e também precisamos levar em consideração que, quando o filme é esticado (como é necessário em determinadas áreas do veículo), ele fica mais fino … para que o filme nem sempre tenha a mesma espessura de área para área, que faz com que todo o processo de corte manual se torne «intuitivo». Os danos que podem ser causados ​​pelo corte manual geralmente não são evidentes até que, por algum motivo, o filme seja removido e A marca da lâmina aparece na tinta mascarada e anteriormente coberta pela própria película protetora.

Graças ao corte do software e da plotadora, os modelos correspondentes à marca, modelo e ano do carro são cortados, o filme se encaixa perfeitamente em cada painel. O resultado com kits pré-cortados é que o risco de rasgar a tinta é completamente eliminado.

CONCLUSÃO

O desempenho do filme e a técnica de instalação são fatores fundamentais na escolha do PPF para o nosso carro. Em termos de alinhamento e limpeza de acabamento, os kits pré-cortados oferecem uma vantagem. E o fundamental, com relação à eliminação do risco de corte na tinta, os kits pré-cortados oferecem vantagens impossíveis de serem correspondidas pela instalação grosseira. Portanto, sempre que possível, optar por kits pré-cortados é a melhor opção no filme de proteção de tinta.

No entanto, ambas as técnicas de instalação são válidas e necessariamente devem coexistir, porque os bancos de dados não atingem 100% dos modelos, especialmente modelos com mais de 10 anos. Qualquer bom instalador é proficiente em ambas as técnicas e deve poder oferecer a seus clientes a escolha entre elas.



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